Dicas
Frenectomia lingual
Via @odontopediatria.brasil
Frenectomia lingual é o nome da técnica cirúrgica para os casos de anquiloglossia parcial ou total da língua (presa), impedindo o seu correto funcionamento e consequentemente previne o impacto negativo no crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático que engloba todas as estruturas da face e pescoço.
Dessa maneira, a anquiloglossia (língua presa) pode atrapalhar várias funções: a mamar corretamente e machucar o bico do peito da mãe, a deglutir, mastigar e também a falar. E tendo como consequências ruins: alteração da forma dos arcos dentários e na sua conseguinte oclusão (mordida); maxilares atrésicos devido à postura baixa da língua na cavidade bucal e limitação para lateralizar o bolo alimentar durante a mastigação, entre outras.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cirurgia pode ser realizada de modo convencional com tesoura, bisturi comum, bisturi elétrico ou então com laser cirúrgico. Sendo a última mais confortável para o paciente. E ambas igualmente eficazes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ O ideal é que logo ao nascimento após detectada a necessidade através de testes confiáveis (Linguinha e Bristol por exemplo) e bem aplicados, já se realize pelo menos a frenotomia (apenas corte da membrana) a fim de se evitar o desmame precoce, e tão logo possa, já se faça a frenectomia que é mais invasiva e corta também pequenas fibras musculares. Pois, os estudos mais recentes têm mostrado a importância da liberação total da língua o quanto antes, para se evitar além do desmame precoce, um subdesenvolvimento ou desenvolvimento alterado do crescimento craniofacial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O cirurgião-dentista, mais especificamente o Odontopediatra especializado está apto a realizar a cirurgia.
Consulte sempre um Odontopediatra!