Dicas

Você sabe o que é a caderneta de vacinação?

Desde 1976, o Ministério da Saúde determinou que é obrigatório em todo território nacional a vacinação contra doenças controláveis. E em 1988 reforçada sua obrigatoriedade no Estatuto da Criança e do Adolescente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar dessas normatizações legais e evidências epidemiológicas, desde os anos 2000 a aceitabilidade da vacinação vêm diminuindo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todo bebê ao nascer recebe sua Caderneta de Vacina com o calendário vacinal definido pelo próprio Ministério da Saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manter a caderneta atualizada é fundamental para prevenção de doenças evitáveis, que podem inclusive levar à morte. E mesmo durante a pandemia, a Organização Mundial de Saúde reforçou a sua importância, pois as consequências podem ser catastróficas para as comunidades e os sistemas de saúde que já enfrentam os impactos do COVID-19 e aumentam substancialmente as doenças e as mortes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale lembrar que as Vacinas para a COVID-19 são 🚫 contra-indicadas (pelo menos por enquanto) para crianças e menores de 18 anos no Brasil, por falta de estudos que comprovem a sua segurança.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E vêm novidade por aí... Já aprovado pelo Senado, tramita na Câmara dos Deputados “O Projeto de Lei 4998/20” - para a criação da Carteira de Vacinação Digital, nela constarão dados das vacinas aplicadas e pendentes, incluindo dados sobre lotes e fabricantes, além de outras informações definidas em regulamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷
 

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções