Dicas

Mitos e verdades sobre os copos de transição

Via @odontopediatria.brasil

 

Quando o bebê nasce, ele já aprendeu a deglutir e a sugar, nessa ordem, ainda dentro do útero. O seu treinamento então, fora da barriga da mãe, passa a ser para ordenhar o peito, abocanhando grande parte da aréola, e não somente o mamilo para extrair o leite. Isso acontece com todos os seres mamíferos.

Seguindo a ordem natural da espécie humana, todos os bebês deveriam mamar exclusivamente leite materno em livre demanda (incluindo madrugada), sem interferência de qualquer bico artificial (chupeta, mamadeira e/ou copos com bicos) até os 6 meses.
 
A partir da introdução alimentar nessa fase, os alimentos e os líquidos devem ser oferecidos com a mão (método BLW), com a colher e com os copos sem bicos ou canudos. Pois, canudos e bicos artificiais podem causar confusão de bicos e desmame precoce.
 
E também se a intenção é fazer com que o bebê se desenvolva e cresça corretamente os seus maxilares, já se deve passar direto para o copo ou caneca com alças duplas sem bico ou canudo. Nenhum tipo de bico ou canudo, nem mole nem duro, nem um ou três furos. Dê preferência aos utensílios de plástico livre de BPA.
 
Essa conduta pode e deve ser a mesma, nos casos em que o bebê já faz uso de mamadeiras, exclusivas ou não. Troque todos os utensílios com bicos por copos ou canecas normais. Acredite, o bebê consegue, vá treinando-o aos poucos. O copo 360 graus com silicone mais rígido e que não envolva sucção para extração do líquido pode ser usado eventualmente.
 
A melhor forma de prevenir desmame precoce e também oclusopatias (dentes, ossos e músculos alterados), é não usar nenhum bico artificial.
 
É dever do Odontopediatra instruir corretamente o paciente e sua família, porém a escolha dos responsáveis deve ser sempre respeitada.
 
#odontopediatriabrasil🇧🇷
 

 

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções