Dicas

Nem toda mancha escura é cárie

Via @odontopediatria.brasil

 

Manchas escuras podem estar presentes tanto nos dentes decíduos (de leite) quanto nos permanentes. Apesar de serem frequentemente confundidas com lesão de cárie pelos pais e responsáveis, muitas delas podem ser apenas manchamentos.

Esses manchamentos ocorrem principalmente nas superfícies dentárias onde o acúmulo de alimentos e a dificuldade de higienização são um pouco maiores, como por exemplo na região de fóssulas e fissuras (áreas de sulcos e depressões) e nas superfícies cervicais (próximas à gengiva).
 
As principais causas dos manchamentos escuros estão relacionadas ao consumo de alimentos com corantes, ao uso de sulfato ferroso e ausência de higiene bucal após sua administração, à presença de bactérias cromogênicas (que produzem e secretam pigmento escurecido sobre o biofilme: película bacteriana que se forma nas superfícies dentárias após a alimentação) e à mineralização do mesmo, também conhecido como selamento biológico.
 
A visita ao Odontopediatra é fundamental para o diagnóstico diferencial entre lesão de cárie e outros tipos de manchas, tal como para o seu tratamento e/ou acompanhamento.
 
Apenas a escovação em casa não é suficiente para remover as manchas escuras.
 
Sendo assim, torna-se necessária a atuação do Odontopediatra com pastas específicas de uso profissional.❗️Isso não se aplica aos casos de selamento biológico, pois nem mesmo a profilaxia profissional é capaz de remover este tipo de manchamento que exige apenas acompanhamento.
 
Essas manchas podem voltar a aparecer nos dentes de tempos em tempos, a curto ou a longo prazo, por isso é sempre importante manter bons hábitos de higiene oral no dia a dia e nunca deixar de comparecer às consultas periódicas com o Odontopediatra.
 
#odontopediatriabrasil🇧🇷
 

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções