Dicas

Preciso segurar meu filho no dentista... e agora?

Via @odontopediatria.brasil

 

A Odontopediatria é uma especialidade que requer do profissional conhecimentos e domínio  que vão além dos procedimentos odontológicos.

Os odontopediatras são capazes de comunicar, a lidar com as emoções das crianças por meio de técnicas básicas de psicologia de manejo do comportamento, graças a esses conhecimentos, temos condições de criar vínculo, estabelecer confiança e proporcionar um ambiente agradável e seguro para que a criança coopere e participe do tratamento odontológico.
 
Porém, existem casos específicos em que se faz necessário lançar mão de outros recursos avançados de manejo do comportamento, como por exemplo, a estabilização protetora.
 
Essa técnica envolve a restrição de liberdade de movimentos que pode ser por meio do auxílio de um adulto (contenção ativa), de um dispositivo de restrições de movimentos (contenção passiva) ou ambos.
 
A estabilização protetora visa promover segurança tanto para a criança como para o Odontopediatra e equipe durante o atendimento, além de permitir que um tratamento eficaz seja realizado em ambiente ambulatorial (consultório).
 
Essa técnica é indicada para crianças que requerem um atendimento imediato emergencial, de maneira que  não há tempo hábil para se trabalhar outros tipos de técnicas de manejo do comportamento e/ou em crianças que não podem cooperar devido a falta de maturidade, crianças especiais com deficiência intelectual, pacientes imaturos e não cooperadores.
 
Para a execução da técnica é imprescindível informar previamente aos pais/ responsáveis pela criança, de maneira clara e detalhada, a forma como a contenção será realizada, de modo a não deixar nenhum tipo de dúvida ou insegurança.
 
Vale lembrar também que, nos casos de estabilização protetora ativa, os pais são os nossos principais aliados.
 
Todas estas informações devem estar descritas em um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, somente após a assinatura do mesmo pelos pais/responsáveis esta técnica poderá ser realizada.
 
Para que a contenção protetora seja realizada, é sempre necessário que os pais estejam  confiantes, seguros e confortáveis para que a mesma aconteça.
 
#odontopediatriabrasil🇧🇷

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções