Dicas

Como atender pacientes com TDAH

Via @odontopediatria.brasil

 

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância, porém nem sempre é percebido ou diagnosticado nessa fase.  E pode fazer parte do tratamento, as intervenções psicofarmacológicas, comportamentais entre outras.

Mas, afinal como fica o atendimento das crianças que fazem uso dessas medicações?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cabe ao Odontopediatra identificar e compreender as condições da criança e da família, para estabelecer um manejo personalizado. O plano de tratamento precisa ser atencioso e claro, a criança precisa estar sendo instruída. Devemos evitar manter no ambiente possíveis distrações, como brinquedos e tecnologias (celular, tabletes etc.).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não há na literatura consenso entre TDAH e saúde bucal, falta evidências claras que comprovem que essas crianças possuem maior risco da doença cárie ou trauma dental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, a diferença se da apenas no manejo dessa criança diante ao atendimento. As medicações não interferem diretamente ao atendimento, sendo todo atendimento seguro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale lembrar que os cuidados caseiros com a higiene bucal vão requerer mais atenção por parte dos tutores, de forma mais pedagógica e lúdica, lembretes ou desenhos visuais por exemplo, como um sistema ou método mesmo, de maneira que a ajude lembrar e a criar rotina de limpeza bucal também.
 
Não podemos esquecer que o atendimento a esses pacientes precisa ser integrado a um equipe multidisciplinar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções