Dicas
Estomatologia: você sabe o que é?
Via @odontopediatria.brasil
A estomatologia é uma especialidade que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias do complexo maxilo-mandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico.
Embora seja uma especialidade, dentro da Odontopediatria estudamos e estamos aptos a identificar essas alterações, e quando necessário encaminhar ao especialista.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na Odontopediatria as alterações mais frequentemente diagnosticadas incluem: estomatites, herpes, lesões traumáticas e mucocele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1) A gengivoestomatite herpética aguda é uma doença infecto-contagiosa causasa pelo vírus herpes simples. Observa-se como manifestações clínicas vesículas (bolhas) inicialmente na gengiva, estendendo-se para língua, palato, garganta, lábio que se rompem facilmente formando úlceras (feridas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) A herpes acontece quando a criança já teve o primeiro contato com o vírus da herpes simples, e podem surgir quando a criança entram em contato com febre, traumas, estresse, exposição exagerada ao sol etc. São localizadas com mais frequência nos lábios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) A lesão traumática mais comum é aquela que se da após a anestesia, por isso é tão importante observar os filhos após o atendimento para que ele não morda a região ou belisque e quando possível evitar alimentação imediata.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4) Mucocele é também uma lesão benigna da mucosa oral, mais comum em jovens, como consequência da alteração dos ductos das glândulas salivares menores, gerando o extravasamento de muco. Encontra-se geralmente em lábio inferior e abaixo da língua, associada a um trauma local (por exemplo, mordida).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao notar alguma alteração na cavidade oral do seu filho, leve-o para realizar um exame clínico, assim o quando antes tivermos o diagnóstico, melhor será o prognóstico (pós tratar).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil