Dicas

E quando o molar permanente ”nasce” na posiηγo errada?

Via @odontopediatria.brasil

 

Os primeiros molares permanentes podem começar a nascer a partir dos 5 ou 6 anos de idade. São aqueles dentes que nascem lá atrás da boca, ao lado do último molar de leite, sem nenhum dente decíduo (de leite) precisar cair.

Eles aparecem de repente e não causam maiores problemas, algumas crianças reclamam de um incômodo ou desconforto durante a erupção (nascimento) e nada mais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, alguns molares permanentes, especialmente os superiores, têm a sua rota de erupção alterada, eles mudam de direção e podem ficar impactados (não nascem) ou começam a nascer de forma errada, desgastando de maneira alterada os dentes vizinhos, os segundos molares decíduos, muito antes da sua época normal de troca, o que pode ocasionar dor, desconforto extremo ao mastigar, presença de pus (abscesso) e até fístula (saída do pus) na gengiva ao redor dele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso causa prejuízos ortopédicos (ósseos, dentários...) que têm reflexos no crescimento e desenvolvimento dos maxilares, no encaixe da arcadas dentárias, na mastigação, na sequência correta de erupção dos dentes etc..
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O jeito mais eficiente de se prevenir isso é fazer o acompanhamento com o Odontopediatra, para que ele possa quando for solicitar a radiografia panorâmica como protocolo dessa idade (5/6 anos) ele consiga tomar todas as providências cabíveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então, quando os primeiros molares permanentes começarem a aparecer na boca, já sabem, fiquem de olho e busquem acompanhamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiγ Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluηυes