Dicas
Laserterapia - indicações e uso em odontopediatria
Via @odontopediatria.brasil
O laser é uma fonte de luz, que possui várias aplicações na ciência, incluindo o uso na Odontopediatria. Seja ele laser de alta intensidade, terapia de laser de baixa intensidade ou ainda terapia fotodinâmica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O laser de alta intensidade é indicado na realização de cirurgias mais conservadoras, levando a uma redução significativa de dor pós-operatória, hemostase (prevenção e interrupção de sangramento e hemorragias), coagulação e garantia de descontaminação bacteriana.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A terapia laser de baixa intensidade possui efeitos terapêuticos anti-inflamatórios, proporcionado analgesia (redução da dor), cicatrização e biomodulação (capacidade de estimular as células a se reorganizarem) dos tecidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Terapia fotodinâmica associada a agentes fotossensíveis é capaz de tratar infecções, pois tem efeito tóxico nas células bacterianas, levando à sua morte celular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na prática odontopediátrica, pode-se citar como alguns exemplos de sua aplicação em casos de: estomatites, redução dos sintomas da erupção (nascimento) dentária, analgesia (anestesia) pré-anestésica, aftas, herpes labial, queilite angular (inflamação do canto dos lábios), trismos (contrações involuntárias), parestesia (paralização do nervo), hipersensibilidade dentinária, pós-operatório, diagnóstico de cárie incipiente (inicial) e células tumorais, assim como também para descontaminação em tratamento de canal, frenectomias, remoção de lesões em tecido mole como a mucocele, remoção de carie, bruxismo, redução do reflexo de vômitos etc.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A utilização dessa tecnologia melhora a qualidade de tratamento e proporciona mais conforto aos pequenos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil