Dicas
Selantes
Via @odontopediatria.brasil
Selante é o nome dado à técnica de "selar" as superfícies e/ou sulcos retentivos (ranhuras) de dentes posteriores (principalmente) com materiais próprios (resinosos ou ionoméricos). Todavia, há casos em que se podem também utilizá-los nas faces linguais (de trás) dos dentes da frente, como por exemplo, nos cíngulos (formação anatômica) e/ou em alterações propícias à cárie.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dessa forma, selar tem como principal objetivo impedir o acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares, facilitar a higiene e, conseqüentemente, prevenir o surgimento de lesões cariosas (cárie) nessas regiões.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os selantes são também indicados quando já existe uma lesão de cárie pequena em formato de cavidade, pois requer muito menos desgaste da estrutura de esmalte do dente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante que se diga que nem toda criança precisa de selante, por isso é necessário que o odontopediatra avalie e pese individualmente os seguintes fatores:
a) risco e atividade de cárie da criança e adolescente;
b) anatomia dos sulcos e fissuras ou do que será selado nos dentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A aplicação de selante pode ser feita na dentição decídua (leite), mista (leite e permanente) e permanente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um estudo científico de revisão, ficou comprovado que selar os molares permanentes na faixa etária de 5 a 16 anos com selante resinoso, quando comparado com não selar os molares, reduziu a incidência de cárie de forma expressiva. Nos pacientes de risco moderado a cárie passou de 40% para 6%, e nos pacientes com alto risco de 70% para 19%.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, atenção: sua eficácia exige acompanhamento periódico no consultório do dentista, afinal Selante também é tratamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷