Dicas

Microabrasão dentária

Via @odontopediatria.brasil

 

A microabrasão é uma das alternativas para o tratamento estético de algumas manchas presentes no esmalte dentário.

 
Através de um mínimo desgaste superficial, assim como o princípio de um  “peeling” na pele, é removida uma fração de milímetro do esmalte a fim de se expor o esmalte sadio.
 
O Odontopediatra, após o correto diagnóstico das manchas em questão, utiliza um produto que tem pH ácido e micropartículas granuladas que, ao serem aplicadas e esfregadas sobre dentes com instrumentos específicos, remove uma fina camada do esmalte e com ela, a parte da mancha.
 
O resultado estético pode variar de acordo com a profundidade, tipo de lesão e etiologia (causa) da mesma.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nem todas as manchas presentes no esmalte são passíveis de serem removidas através da Microabrasão. Ela pode resolver satisfatoriamente a maioria das pigmentações amarronzadas e cerca de 75% das manchas brancas. Porém, é contra indicada em casos de alterações com envolvimento de grande profundidade do esmalte e dentina.
 
Clinicamente, essas manchas podem variar desde uma mancha branca passando pela cor amarela até marrom ou mesmo cinza. O que irá determinar a sua aparência (cor e textura) será o motivo que a causou, como por exemplo, a fluorose, que são manchas esbranquiçadas que se apresentam como estrias nos dentes permanentes, causadas pela ingestão crônica e indevida de pasta de dente com fluoreto ou água fluoretada acima do nível ótimo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para um correto diagnóstico e prognóstico em crianças que apresentam manchas nos dentes, é importante consultar um Odontopediatra, pois só assim é possível definir se a Microabrasão está ou não indicada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil🇧🇷
 

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções