Dicas
Leite materno não causa cárie
Via @odontopediatria.brasil
Além de Odontopediatras, somos profissionais de saúde e temos como dever abordar a criança de forma integral. Sendo assim, devemos estar preparados para também atuar no aleitamento materno, esclarecendo as dúvidas a respeito da chupeta/bico, mamadeiras e é claro a cariogenicidade (potencial de causar cárie) dos diferentes leites (humano, animal).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muito ouvimos falar que o leite humano é o culpado pelo surgimento da cárie da primeira infância, e essa informação leva muitas famílias ao desmame precoce.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A lactose (açúcar) do leite é um dissacarídeo (glicose e galactose), e os dissacarídeos promovem menor queda do pH no biofilme dentário quando comparado com outros monossacarídeos: glicose e frutose, e dissacarídeos como a sacarose.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A lactose ao ser fermentada pelas bactérias, não promove a produção de polissacarídeos extracelulares (PEC), ao contrário da sacarose. Os PECs são responsáveis por aumentar a cariogenicidade do biofilme, deixando ele mais espesso, poroso e permitindo maior difusão de nutrientes dentro dele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não podemos esquecer também que na composição do leite materno há presença cálcio e fósforo, que também está na estrutura dentária, então há um “excesso” deles na saliva, dificultando que o esmalte passe pelo processo de desmineralização. A desmineralização quando acontecem podem formar uma lesão cariosa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Portanto, o leite humano não tem cariogenicidade, capacidade de iniciar o processo desmineralização dental.
⠀⠀⠀#odontopediatriabrasil 🇧🇷⠀⠀⠀⠀⠀⠀