Dicas

Coroas de zircônia - uma nova opção estética em odontopediatria

Via @odontopediatria.brasil 

 

O tratamento da doença cárie inclui além de muita informação e educação em saúde, a intervenção propriamente dita quando ela já se manifestou nos dentes, seja através de lesão de mancha branca, evoluindo para cavidade ou grande destruição.

 
Para cada estágio do processo da cárie, deve-se tratar de uma maneira específica, objetivando não só paralisá-la, mas principalmente preservar ao máximo a estrutura dentária, e assim devolver forma e função, afinal os dentes são órgãos primordiais do corpo humano.
 
Para os casos em que já ocorreu grande perda de tecidos dentais, com ou sem endodontia (tratamento de canal), existem as coroas de zircônia. Essas, embora sejam usadas na grande maioria das vezes para tratamento de dentes cariados, têm indicação também para as más formações congênitas dentárias (manchas intrínsecas generalizadas em todos os dentes de leite, depressões ou poros no esmalte e formatos anormais) que comprometam fortemente a estética e/ou função.
 
Essas coroas são pré-fabricadas, já vêm prontas em tamanhos (largura e altura) variados para que o Odontopediatra possa escolher sob medida. A sua grande vantagem, sem dúvida, é a sua praticidade, o que implica menos tempo que a criança fica sentada na cadeira. Porém, é importante ressaltar também a sua estética inconfundível e a capacidade de devolver integralmente as funções dos dentes - mastigar, falar, manter espaço para o sucessor permanente e a altura da mordida, evitar hábitos nocivos como por exemplo a deglutição atípica.
 
As coroas de zircônia, quando bem indicadas, são definitivamente uma ótima opção de tratamento dentro da dentística odontopediátrica atual.
 
#odontopediatriabrasil🇧🇷
 
A imagem do post é do IG @babydantist

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções