Dicas
O atendimento de pacientes com deficiência auditiva
Via @odontopediatria.brasil
O atendimento de famílias e/ou crianças com deficiência auditiva é sempre um grande desafio para a grande maioria dos profissionais de saúde.
Sabemos que a Língua de Sinais nem sempre é compreendida por aqueles que lhes prestam assistência e os equipamentos de proteção individual, principalmente a máscara, impede e dificulta a comunicação não verbal com os pacientes!
A linguagem não-verbal é um recurso de comunicação precioso entre esses pacientes e profissional, principalmente na Odontopediatria! O atendimento lúdico precisa estar presente em todas as consultas e o Odontopediatra necessita principalmente lançar mão da técnica mostrar e fazer!
É fundamental que o profissional se esforce em interpretar e se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais, desenhos e figuras. Um recurso que podemos utilizar para se proteger e ao mesmo tempo facilitar a comunicação é o escudo facial ou face shield. Dessa forma, conseguimos manter um diálogo com a criança durante os procedimentos clínicos.
Lembre-se! O surdo é literal, ou seja, levam tudo oque dizemos ao pé da letra. Diante de uma consulta em que a família e/ ou criança é surda devemos evitar o uso de metáforas. Por exemplo, ao invés de falarmos “abre um bocão de jacaré”, devemos falar “abre um bocão bem grande para que eu consiga ver todos os seus dentes”.
O Odontopediatra deve estar sempre atento aos sintomas e sinais gerais também dos seus pacientes.
Caso perceba que seu paciente apresenta uma possível deficiência auditiva, caracterizada por exemplo por uma demora em compreender o que foi dito ou dificuldade em executar simples comandos como: abra a boca grandão e etc, ele deve encaminhar o paciente em questão para um Otorrinolaringologista, para um exame minucioso, afim de alcançar um diagnóstico precoce e correto.
Nesses casos, um tratamento interdisciplinar entre Otorrionolaringologista, Fonoaudióloga e Odontopediatra auxilia num melhor tratamento. Toda criança merece ser atendido por um odontopediatra!
#odontopediatriabrasil🇧🇷