Dicas
Traumatismo dentário em tempos de isolamento: como agir?
Via @odontopediatria.brasil
Mesmo em tempos de isolamento social, com as atividades escolares e físicas suspensas, as crianças ainda estão expostas, a qualquer momento, à possibilidade de traumatismos dentários. Estes acidentes podem ocorrer na própria casa, numa fração de segundos em que o cuidador se descuida.
É importante saber que, caso ocorram, as sequelas podem ser visíveis ou não, sintomáticas ou não, nos dentes e/ou nas mucosas (frênulos, língua, bochechas e lábios). Independente do grau de comprometimento, todas elas merecem a atenção de um Odontopediatra e não devem ser negligenciadas pelos responsáveis.
Portanto, após o trauma, o que FAZER?
1) Ligar imediatamente para o Odontopediatra. Esta é considerada uma situação de urgência odontológica e o mesmo fornecerá as próximas instruções a serem seguidas.
2) Caso tenha havido quebra de uma parte do dente e essa parte for encontrada, coloque-a em um recipiente com leite, pois em algumas situações é possível fazer a colagem deste fragmento para restaurar a função e a estética;
3) Quando o dente sai da posição, se levado imediatamente ao dentista, existe uma maior chance de reposicionamento (dependendo do caso);
4) A polpa pode estar exposta e precisa ser protegida o mais rápido possível. Portanto, reforçamos a importância de entrar em contato imediatamente com o Odontopediatra; .
5) Se houver sangramento, lave bem o local e faça aplicação de gelo num primeiro momento.
Importante! ‼️
É necessário avaliar se a criança apresentou algum desmaio, perda de consciência e/ou vômito. Em caso positivo, procure um médico de sua confiança anteriormente ao atendimento com o Odontopediatra.
Não se esqueça: AS MAIORES COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE TRAUMATISMO DENTÁRIO SURGEM POR FALTA DE UM ATENDIMENTO IMEDIATO!
#odontopediatriabrasil