Dicas

Pré-natal odontológico

Assim como as consultas de rotina com o obstetra a gestante também deve passar por pré-natal odontológico. Além de receber orientações para cuidar de si mesma é importante aprender alguns conceitos que serão muito úteis nos primeiros meses de vida de seu filho.

Na gestação as alterações hormonais aumentam a resposta inflamatória da gengiva podendo surgir a gengivite (inflamação gengival com vermelhidão, inchaço e sangramento) ou até mesmo periodontite (além do sangramento gengival pode haver mobilidade do dente e perda óssea). A limpeza profissional dos dentes (profilaxia) e orientações de higiene e produtos adequados podem ajudar a controlar e reduzir esses processos inflamatórios.

As bactérias encontradas nessas alterações gengivais geram uma reação de defesa generalizada do organismo que pode provocar contração uterina e aumentar o risco de parto prematuro. Além disso pode haver restrição no crescimento fetal, recém nascido de baixo peso e pré-eclâmpsia.

A boa saúde geral da gestante e do bebê também deve incluir os cuidados com a boca visando assim uma futura mamãe e um bebê com maior e melhor qualidade de vida.

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções