Dicas
Coronavirus
Via @odontopediatria.brasil
Conhecido desde 1960, o Coronavírus recebe este nome por causa do seu formato de coroa. Quando alojado pelo corpo humano, causa infecções respiratórias e pode também provocar outras doenças, como: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
O novo Coronavírus, chamado de Covid-19, foi descoberto em Dezembro de 2019 na China e fez sua primeira vítima no dia 9 de Janeiro de 2020. Com sinais semelhantes a um resfriado comum, as infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sua transmissão acontece pelo AR (gotícula de saliva, tosse, espirro, catarro) ou por CONTATO (beijo, aperto de mão, abraço) com SUPERFÍCIES NÃO HIGIENIZADAS (celulares, maçanetas, teclas, corrimão, botões), tal como através do CONSUMO de carne.
Os sintomas mais comuns incluem desde tosse (seca ou com secreção) e febre acima de 37 ° à dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lavar as mãos constantemente é uma das principais formas de prevenção, assim como usar álcool 70% antes de encosta-las no rosto; tossir e espirrar levando ao rosto à parte interna do cotovelo; evitar multidões e usar máscara caso apresente os sintomas e/ou suspeite do risco de contaminação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No momento, não há motivo para pânico, mas estar atento aos sintomas e aos meios de prevenção, são medidas simples fundamentais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil