Dicas
Língua geográfica
Via @odontopediatria.brasil
Também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é uma alteração benigna caracterizada por lesões erosivas avermelhadas, com bordas irregulares, cinzenta-esbranquiçadas, que lembram os contornos de um mapa geográfico.
Em cada manifestação, essas lesões aparecem em diferentes partes da língua, daí, sua característica migratória.
É mais comum que elas surjam nos primeiros anos de vida e que desapareçam até os 7 ou 8 anos de idade. Porém, mesmo sendo menos comum, elas também podem aparecer em adolescentes, adultos e idosos.
Geralmente, as lesões são assintomáticas e não comprometem o paladar. Mas, em alguns casos, geram sensação de queimação ou sensibilidade aumentada a alimentos condimentados, ácidos ou quentes, que então devem ser evitados.
Suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas estudos sugerem ter caráter hereditário (que passa de pais para filhos) e/ou associação com alterações diversas, tais como: asma; rinite alérgica; estresse emocional; distúrbios hormonais; deficiências nutricionais, especialmente de vitaminas; psoríase; dermatite atópica e língua fissurada.
O diagnóstico é baseado na avaliação clínica, considerando as características das lesões que mudam de forma e de local. Não existe tratamento específico. Porém, se houver desconforto intenso, podem ser recomendados medicamentos, tais como anti-inflamatórios e corticosteroides tópicos.
Em caso de suspeita em crianças procure por um Odontopediatra.
#odontopediatriabrasil