Dicas

Tártaro dental

Via @odontopediatria.brasil

 

Nossa saliva é rica em glicoproteínas que se aderem a superfície dental e formam uma película passível de colonização bacteriana e acúmulo de restos alimentares, conhecida como biofilme ou popularmente, como placa bacteriana. Quando a remoção dessa película não é realizada de forma correta durante as escovações, a presença da alta concentração de íons cálcio e fosfato (também presentes na saliva) faz com que o biofilme/placa se cristalize (calcifique), formando uma massa dura denominada cálculo ou tártaro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O diagnóstico é realizado pelo dentista, por meio de inspeção visual e através de sondagem clínica. Sua localização pode estar acima (supragengival) ou abaixo (subgengival) da margem gengival, sendo, de forma geral, mais frequentemente encontrados próximos aos ductos excretores das glândulas salivares: parótidas, sublinguais e submandibulares, ou seja, com mais frequência nas superfícies linguais dos dentes anteriores inferiores e vestibulares dos molares superiores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Certas crianças possuem predisposição para a formação de tártaro e por isso devem fazer visitas e acompanhamento regulares ao consultório odontológico, sempre com intervalo de tempo estipulado pelo Odontopediatra, visto que o tratamento nesses casos é imprescindível para a manutenção de uma boa saúde bucal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções