Dicas

Doença renal x Saúde bucal

Via @odontopediatria.brasil

 

A doença renal é uma alteração clínica decorrente da perda lenta e progressiva da taxa de filtração glomerular, no qual os rins não conseguem desempenhar suas funções adequadamente.

As alterações metabólicas decorrentes  do mau funcionamento dos rins, o uso de determinados medicamentos e  protocolos de imunossupressão (transplantados renais) são fatores que predispõem as alterações bucais em pacientes renais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As manifestações bucais mais prevalentes são: doença periodontal, formação de placa bacteriana e tártaro, halitose e alteração do paladar, boca seca, palidez da mucosa, infecções bucais, erosão dentária, multiplas lesões de cárie, anomalias de desenvolvimento dentário (hipoplasia), alterações ósseas e lesões da mucosa. Outras manifestações de menor prevalência são língua geográfica e hiperplasias gengivais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em crianças com doença renal é comum também ocorrer atrasos na cronologia de erupção (nascimento) dos dentes permanentes ou alteração da ordem de erupção dos mesmos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Criança com doença renal precisa ser acompanhada por um ODONTOPEDIATRA. Consultas preventivas devem ser realizadas periodicamente a fim de evitar possíveis infecções na cavidade bucal, principalmente durante a hemodiálise, o pré-transplante e o pós-operatório.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 
#odontopediatriabrasil

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções