Dicas

Hipoplasia em dente de leite

Via @odontopediatria.brasil

 

A hipoplasia do esmalte dental é uma formação incompleta ou deficiente da sua matriz orgânica enquanto o dente está sendo formado, o que resulta na redução da espessura ou da quantidade de seu esmalte.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No caso dos dentes decíduos, eles iniciam sua formação durante o período intrauterino e completam seu desenvolvimento vários meses após o nascimento da criança, aproximadamente, no primeiro ano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, é neste período que ocorrem as hipoplasias na dentição decídua, e pelo fato do esmalte não ser remodelável, uma vez alterado, não haverá regeneração espontânea.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A hipoplasia possui várias causas: prematuridade, genética e hereditária, distúrbios metabólicos, drogas, tabagismo na gestação, falta de amamentação, entubação em UTIN, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clinicamente, os dentes com hipoplasia apresentam manchas, pontos e/ou fissuras com depressões e perda de estrutura na cor bege, marrom ou amarelo-escuro, comprometendo a estética do sorriso, principalmente se ocorrer nos dentes da frente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outras questões a serem levadas em consideração quando se tem hipoplasia, é a sua relação com a predisposição à cárie e à sensibilidade dentária, maloclusão e problemas estéticos, o que podem gerar problemas de ordem social e psicológica, interferindo na qualidade de vida das crianças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Odontopediatra está apto a fazer o diagnóstico diferencial entre os variados defeitos de esmalte através das suas diferentes causas e  características clínicas, para que possa de maneira eficaz formular um plano de tratamento adequado.
 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil

 

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções