👶🏽 Para o recém-nascido conseguir sugar qualquer tipo de bico artificial é necessário que ele aprenda um movimento muscular novo, muito diferente daquele que ele aprendeu no 🤰🏽 útero para ordenhar o peito. E isso acontece independentemente dos formatos e dos materiais desses bicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👶🏻 O bebê humano apesar de ser inteligente e aprender rápido, quando mama no protetor de mamilo e/ou tem a possibilidade de obter o leite na 🍼 mamadeira ou 🥛 copos com bicos e/ou satisfazer a sua “saciedade neural” (sem saciedade verdadeira) de sucção na chupeta, passa a preferir os bicos artificiais, porque é muito mais fácil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻 O movimento aprendido para sugá-los, com o passar do tempo, independente da idade que foram introduzidos, influenciam diretamente na habilidade oral em realizar a 🤱🏻 ordenha no peito. Esse fenômeno é conhecido como “confusão de bicos” ou “confusão de sucção”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 Os sinais de “confusão de bico” são: o bebê passar a mordiscar ou 😬 morder mesmo o mamilo, contorcer-se para extrair, jogar a cabeça para trás, ficar com raiva, irritado, chorar e por fim largar o peito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏼 Dessa forma, apesar da resiliência do bebê e da insistência da mãe, o bebê passa a espaçar as mamadas, mama com menos frequência, determinando menor produção de leite e, consequentemente, necessidade de suplementação com fórmula láctea e, por fim, ao desmame.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ Para que isso não aconteça, em condições normais de saúde do bebê, é necessário que o aleitamento materno seja exclusivo, livre demanda e sem qualquer interferência de bicos artificiais. A 🤱🏼 amamentação é a única medida preventiva para todos os hábitos orais deletérios, além da morte súbita.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷