Via @odontopediatria.brasil
✨ Além da manutenção de uma boa saúde 👄 bucal, os Odontopediatras também acompanham o crescimento 💀craniofacial dos bebês, crianças e adolescentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻 Esse acompanhamento é muito importante, pois garante que os músculos e os ossos da face, incluindo os maxilares se desenvolvam corretamente, em harmonia e equilíbrio, e dessa maneira se estabeleça as funções vitais da 😬 mastigação, 👃🏼 respiração, deglutição e 🗣 fonação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso isso ❌ não esteja acontecendo, é possível realizar intervenções e tratamentos ortopédicos oportunos mesmo em bebês sem dentes e crianças em tenra idade (até 5 anos). E pode ser conseguido desde massagens nos rodetes (arcadas onde nascerão os dentes) até o uso de aparelhos, que, ao contrário do que a grande maioria imagina, não são responsáveis apenas por corrigir posição dentária. ☝🏼
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▫️◽️◻️⬜️ O crescimento craniofacial pode ser influenciado por fatores externos/ambientais, e a forma como ele se expressa em cada criança deve ser avaliada individualmente, para um correto diagnóstico e plano de tratamento. Tratamento oportuno em tenra idade evita complicações futuras e tratamentos mais invasivos.
Portanto, muito mais do que apenas prevenir a doença cárie e alterações dentárias, o Odontopediatra não só pode como deve intervir tão logo diagnostique qualquer alteração de crescimento das arcadas e face, além das funções. Mas, é fundamental que os responsáveis
🚫 não deixem de comparecer às consultas de retorno estipuladas por seu Odontopediatra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷