Dicas
Pedra precoce dos dentes de leite
Via @odontopediatria.brasil
✨ A esfoliação (rizólise) é o nome dado ao processo natural e normal de desgaste da raiz (ou raízes) do dente de leite, ou seja, o momento no qual o nosso corpo trabalha com perfeição para que o dente de leite fique mole, “caia” e o dente permanente nasça.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻 Quando a criança perde algum dente, seja ele de leite ou permanente, antes da idade ou do tempo corretos devido ao desgaste (reabsorção) de sua raiz de maneira patológica, chamamos isso de perda precoce dental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ Em algumas doenças multissistêmicas, tais como a Displasia ectodérmica, síndrome de Papillon-Lefèvre, síndrome de ChediakHigashi, histiocitose de células de Langerhans, neutropenia, leucemia e hipofosfatemia existe como característica sintomatológica e clínica, a perda precoce de um ou mais dentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🧔🏻 Em adultos a perda de um dente é comumente associada à doença periodontal (gengiva) com perda óssea alveolar (onde o dente fica preso no osso), em crianças embora seja comum a gengivite, a perda óssea alveolar é extremamente rara.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏼 Por isso, a histiocitose de células de Langerhans (HCL) está incluída no diagnóstico diferencial para crianças com inflamação gengival. Assim, descartamos ou não, se a reabsorção precoce foi causada por perda óssea.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✅ O período dos 5 aos 12 anos de idade é caracterizado pela reabsorção e esfoliação dos dentes decíduos, de forma padrão. Podem acontecer algumas pequenas variações que não são motivos de pânico. Na dúvida, procure seu Odontopediatra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷