Dicas

HMI - importância do acompanhamento

Via @odontopediatria.brasil

 

✨ O termo Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é utilizado para definir os defeitos na ✅ qualidade do esmalte dentário (parte visível dos dentes), que afetam obrigatoriamente de 01(um)a 04(quatro) Primeiros Molares Permanentes (dentes de trás) e, em alguns casos, também os Incisivos (dentes da frente).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔎 Clinicamente, esses defeitos são observados sob a forma de opacidades demarcadas (manchas) em cores que variam do ⚪️🟡🟠🟤 branco ao amarelo-marrom, sinalizando uma baixa qualidade do esmalte dental, o que interfere diretamente em sua resistência, principalmente quando submetido a esforços 😬mastigatórios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏼Portanto, é comum que a curto ou longo prazo, os dentes acometidos por HMI (principalmente os molares), apresentem fraturas (quebras) a partir do momento em que entram em oclusão (o dente de baixo, encaixa no dente de cima).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️ O tratamento dessas fraturas podem variar de acordo com sua localização, extensão e a presença ou não de sensibilidade (💥dor). Visando reestabelecer a forma e função dos dentes acometidos, tal como melhorar a qualidade de vida do paciente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⛔️ Fato é que, para evitar tratamentos mais complexos, estes dentes devem ser monitorados frequentemente (intervalos curtos de uma consulta para a outra), assim que o diagnóstico da HMI é realizado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚨🚨Por isso, a importância do comparecimento aos retornos 📅periódicos estipulados pelo seu Odontopediatra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#odontopediatriabrasil 🇧🇷

Dra. Larissa Bortoletto Miyata

Cirurgiã Dentista Especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Desenvolvido por index soluções